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Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
São destinatários do Serviço de Apoio Domiciliário famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicilio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
O SAD tem como principais objetivos:
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
  • Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
  • Assegurar aos indivíduos e famílias formas diversas de satisfação de necessidades básicas;
  • Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
  • Colaborar na prestação de cuidados de saúde;
  • Atenuar o isolamento.
O SAD assegura a prestação dos seguintes cuidados e serviços:
  • Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
  • Cuidados de higiene e de conforto pessoal;
  • Tratamento da roupa do uso pessoal do cliente;
  • Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros
  • alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade.

O SAD assegura ainda outros serviços, nomeadamente:

  • Acompanhamento e transporte, a consultas assim como aos exames complementares de diagnóstico;
  • Realização de atividades de motricidade e ocupacionais;
  • Realização de pequenas reparações/modificações no domicílio
  • Saúde (assistência medicamentosa; avaliação da glicemia/tensão arterial; administração de insulina; contacto com equipa de saúde; levantar/deitar; posicionamentos);
  • Apoio psicossocial;
  • Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos clientes;
  • Transporte;

 

Todos os serviços são prestados aos dias úteis e o serviço de alimentação pode ser prestado aos dias úteis e aos fins-de-semana.