X
Menu
X

Respostas Sociais

O CENTRO SOCIAL DE S. JOÃO (CSSJ) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, fundada a 07 de maio de 1988, com publicação dos estatutos em 07 março de 1990, na III.ª Série, do n.º 55 do Diário da República, e que foi reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública a 10 de outubro de 1990, por publicação em Diário da República, III.ª Série, de 29/07/1992.

Área Educativa:

Berçário/Creche
A Creche é uma resposta social de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças dos 4 meses até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.

Pré-Escolar
O Jardim de Infância/Estabelecimento de Educação Pré-Escolar é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, vocacionada para o desenvolvimento das crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico proporcionando-lhes atividades educativas e atividades de apoio à família.

ATL
O ATL é uma resposta social de natureza sócio educativa vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças entre os 6 e os 12 anos, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais

Área Social:

Centro de Dia
O Centro de Dia do Centro Social de S. João constitui uma das suas respostas sociais e destina-se a proporcionar uma resposta adequada à problemática bio psicossocial das pessoas idosas, proporcionar os serviços necessários a garantir-lhes uma vida confortável, garantir a prestação de todos os cuidados adequados à satisfação das suas necessidades, designadamente alimentação, cuidados de higiene e conforto, de ocupação, médicos e de enfermagem, tendo em vista a manutenção da sua autonomia.

Serviço de Apoio Domiciliário
O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Centro Social de S. João constitui uma das suas respostas sociais e para além de ser uma “casa de família” para os seus utentes, como equipamento de alojamento coletivo é uma estrutura vocacionada para prestar apoio a idosos de ambos os sexos em regime de residência permanente.

Cantinas Sociais
Constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito da Programa de Emergência Social, que tem como objetivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições.