O CENTRO SOCIAL DE S. JOÃO surge, por iniciativa de meia dúzia de pessoas de boa vontade, do lugar de Pé-de-Cão, outrora ligadas à Comissão da Capela.
A 07 de maio de 1988, a Comissão da Capela, em conjunto com outras pessoas do meio constituíram um grupo com o objetivo de construir um salão de apoio às atividades sociais que vinham sendo desenvolvidas.
Adquiriu-se, então, um terreno no lugar de Pé-de-Cão, que dista da capela cerca de 200 metros.
Pela necessidade de haver suporte jurídico para a Instituição, em 1989 elaboraram-se os estatutos do futuro Centro Social, processo que culminou a 19 de janeiro de 1990, data em que foi lavrada por escritura pública, folhas 53 e seguintes, do livro n.º 314 –D do Cartório Notarial de Pombal, ficando então definido a denominação, que há-de perdurar através dos tempos, de Centro Social de S. João – sendo então constituído e eleito os primeiros Corpos Gerentes.
A 10 de outubro de 1990, a Instituição foi reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, sendo o registo lavrado pela inscrição n.º 38/92, fl. 49 v.º do livro n.º 5 das Associações de Solidariedade Social, com publicação em Diário da República IIIª Série 29/07/1992.
Por deliberação dos Corpos Gerentes da época o Centro Social destinava-se em geral, à população da freguesia de S. Martinho do Bispo e, de modo particular, à população dos lugares de Pé-de-Cão, Espadaneira e Corujeira.
Em 1998 a Instituição iniciou as suas atividades, apenas com a valência de ATL, funcionando, na altura, em instalações provisórias.
A mudança para o edifício atual ocorreu em Março de 2000, data a partir da qual entraram em vigor as seguintes valências: Berçário, Creche, Pré-Escolar e Centro de Dia.
A valência de Apoio Domiciliário iniciou a sua atividade em fevereiro de 2002.
O Pavilhão Desportivo integrado num outro edifício, paralelo ao edifício principal, a funcionar desde fevereiro de 2004, veio possibilitar melhores condições da prática de Futsal, além de todo um sem número de atividades ligadas às áreas social e recreativa, de apoio às valências.
Desta feita, o Pavilhão Desportivo destina-se a servir, não só a nossa Instituição, mas também outras entidades, uma vez que a área geográfica onde o mesmo se insere é muito carente ao nível de infra-estruturas deste género.
Em janeiro de 2012 o CENTRO SOCIAL DE S. JOÃO obteve o certificado de conformidade de acordo com a NP EN ISO 9001:2008 para as seguintes respostas socias: Creche, Pré Escolar, Centro e Serviço de Apoio Domiciliário.
Com intenção de dar resposta a um sonho antigo, iniciaram-se em janeiro de 2013 as obras gerais da Instituição que visam a construção de uma Estrutura Residencial para Idosos com capacidade para cerca de 40 Clientes.
A valência de Estrutura Residencial para Idosos iniciou a sua atividade a 13 de janeiro de 2014.